p3i1

2013 - Passarela para Ribeirão Preto

 

Cliente: Arteris / Autovias

Data do projeto: 2013

Data de conclusão da obra: em andamento

Local: Ribeirão Preto - SP

Área construída: 441 metros de passarela + 2 conjuntos de rampa e escada de acesso

 


A passarela para o Trevo Waldo Adalberto da Silveira visa conectar áreas da cidade de Ribeirão Preto que estavam segregadas pela existência da estrada e do anel viário.


Sua concepção estrutural se fundamenta no conceito de rapidez de fabricação e facilidade de montagem: grandes vigas treliçadas são executadas na fábrica e transportadas até o local, onde pilares de concreto moldados in loco aguardam para recebê-las.


Devido a sua grande extensão, o projeto para a passarela deveria consituir um elemento escultural que transmistisse leveza e transparência, afim de contribuir positivamente para a paisagem local e marcar a entrada da cidade. O conceito dos pilares em "v" partiu da visão de mãos humanas segurando delicadamente cada trecho da passarela, ficando bem próximos de sua estrutura lateral, porém sem tocá-la: consegue-se então a impressão de leveza e monumentalidade. A transparência é conquistada através do uso de cores claras, da estrutura esbelta e do uso de telas metálicas com alto índice de permeabilidade visual.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6
Copyright © 2014 - Cubo Arquitetura